terça-feira, 4 de novembro de 2008

Apresentação

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, 5 alunos da turma 12ºK da Escola Secundária da Maia decidiram elaborar um trabalho cujo tema é "O Hospital além Ciência – Humanização do Ambiente Hospitalar".

Antes de mais, é preciso perceber o que é exactamente um trabalho de Área de Projecto. É uma "disciplina" nova, e poucas pessoas estão familiarizadas com o conceito...

A Área de Projecto surge como uma nova forma de encarar o ensino, que habitualmente tem uma natureza excessivamente formal, enciclopedista, livresca. Por outro lado, é como que uma "ligação" entre as várias matérias leccionadas, que são aparentemente fragmentadas e estanques...

Tem, assim, natureza interdisciplinar e transdisciplinar e visa a realização de projectos concretos por parte dos alunos, com o objectivo de promover a sua autonomia, responsabilidade, capacidade de pesquisa e de trabalho em grupo.

A Área de Projecto entrou oficialmente no currículo do 12º ano em 2006. Nos dois anos que se seguiram, multiplicaram-se por todo o país grupos de trabalho, escolheram-se temas, elaboraram-se pesquisas profundas que mais tarde se transformaram em trabalhos práticos muito interessantes (pelo menos, esse foi o objectivo).

Este ano, a história repete-se, com outros protagonistas.

No nosso caso não foi diferente: a turma dividiu-se em vários grupos, um dos quais o nosso (Grupo 4): Ana Patrícia Franco, Filipe Reis, Maria Inês Rocha, Mariana Viana e Pedro Pinto.

A escolha do tema não foi difícil: queríamos algo que nos motivasse realmente e que nos conseguisse envolver “de corpo e alma” no nosso projecto. A ideia surgiu numa conversa com uma colega de outra turma, que nos sugeriu trabalhar com base no filme “Patch Adams – O Amor é Contagioso”. Este filme é baseado na vida de um célebre médico, Hunter Adams, que vê a medicina de uma forma pouco vulgar: segundo ele, o papel do médico não é adiar a morte o mais possível mas sim melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes! É assim que surge a “risoterapia” ou terapia do riso, que defende que umas boas gargalhadas podem muito bem ter fins terapêuticos…

Mais tarde exploraremos mais a fundo o filme. Interessa agora saber que decidimos que a “risoterapia” de Patch Adams seria o tema do nosso trabalho, e que não nos limitaríamos à teoria: o objectivo seria pô-la em prática, nós próprios, num hospital!

Mais tarde, explicaremos depois porquê, percebemos que “risoterapia” não seria a designação mais correcta para o que iremos fazer no hospital. Além disso, existem outras terapias sobre as quais nos iremos debruçar, nomeadamente a “musicoterapia”, que também é praticada em diversos hospitais…

Assim, decidimos alargar o tema para "O Hospital além Ciência – Humanização do Ambiente Hospitalar", e é sobre esta base que construiremos um projecto com a duração de um ano, e que terminará com a elaboração de um documentário.

Este blog tem como objectivo divulgar um pouco mais o projecto a que nos propomos e irá acompanhar-nos ao longo de todo o processo!

Esperamos que o nosso trabalho vos diga tanto como a nós. Quaisquer críticas ou sugestões, o nosso mail está ali à direita, ao vosso dispor.

Por agora, mãos à obra!

Sem comentários: