sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Patch Adams: O Amor é Contagioso





Em grupo vimos o filme "Patch Adams: O Amor é Contagioso". O filme conta-nos a história de Patch, um homem como muitos outros, mas com um enorme coração pronto a dar e receber.


Hunter “Patch” Adams (Robin Williams) é um homem descontente com o decurso da sua vida. É, então, por decisão própria que se interna numa clínica psiquiátrica, depois de tentar o suicídio. Nessa mesma clínica, Patch descobre que pode ajudar as pessoas se não se centrar apenas nos seus problemas, mas sim naquilo que pode ler nas entrelinhas.
Decidido a mudar a sua vida, matricula-se na universidade de medicina de Virgínia. Aqui torna-se um aluno brilhante. No entanto, Patch tem tanto de inteligente como de rebelde. Frustrado com as regras demasiado rígidas do hospital onde estava sedeada a faculdade, Patch desafia constantemente os ideais do reitor Walcott (Bob Gunton).
Patch inicia então a sua interacção com os doentes internados no hospital, lutando para que o seu tempo no espaço hospitalar se torne mais agradável. Mas como esta interacção era contra as regras da faculdade, Patch, com a ajuda de vários colegas, entre eles Carin Fisher (Monica Potter) e Truman Schiff (Daniel London), cria a sua própria clínica gratuita – Instituto Gesundheit – onde a amizade claramente é o melhor remédio.

É com a clínica como palco que acontece a principal reviravolta da história. Lawrence Silver (Douglas Roberts) liga para a clínica a pedir ajuda e Carin Fisher, agora namorada de Patch, vai em seu auxílio. Lawrence era um paciente com distúrbios psíquicos e, ao atravessar uma dessas crises, acaba por matar Carin e tirar a sua própria vida em seguida.
Ao deparar-se com a notícia, Patch perde de novo o entusiasmo que o movia e a força de viver que já o tinha levado a tentar o suicídio. Por momentos, perde a fé que havia ganho na humanidade. No entanto, acaba por perceber que Carin estará sempre com ele e que o seu trabalho não termina ali.

É um filme maravilhoso que vale mesmo a pena ver. Para além de ter um fantástico actor, Robin Williams, a interpretar a personagem principal, a história é encantadora, comovente e move-nos.

Às vezes, o riso é mesmo o melhor remédio.

1 comentário:

ser.so.ser disse...

Olá!
Ainda bem que colocaram aqui este filme, porque sinceramente não conheço, mas é engraçado que apareceu precisamente quando andava com estas questões em mente.:)
Obrigada!